quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O primeiro filme de Tim Burton


A propósito do último "Playtime" (sobre a primeira película de Tim Burton), gostaria de referir que se trata de um dos meus filmes preferidos de Burton. Creio até que só os verdadeiros fãs do cinema de Tim Burton devem conhecer e apreciar a primeira longa-metragem do realizador - "A Grande Aventura de Pee-Wee" (1985). Isto porque se trata de um filme praticamente ignorado e subestimado no seio da filmografia tão singular de Tim Burton.
Este filme foi também o início da fantástica colaboração com o compositor Danny Elfman, o meu compositor para cinema preferido.
Esta obra, realizada pouco tempo do cineasta ter saído da Disney, conta a história de Pee-Wee Herman (interpretado pelo comediante Paul Reubens, que seria anos mais tarde envolvido num escândalo sexual), um excêntrico homem que parece viver eternamente o mundo da infância, embarca na maior aventura de sua vida pelos EUA para encontrar a sua amada bicicleta, que fora roubada em plena luz do dia.
"A Grande Aventura de Pee-Wee" é um maravilhoso e divertido filme de Tim Burton, repleto de um imaginário visual que Burton iria desenvolver no futuro.
Em meados de 2010 foi anunciado que este filme iria ter uma sequela intitulada "Pee-Wee's Playhouse: The Movie" (a estrear no decorrer deste ano), realizada não se sabe bem por quem (nem o Imdb informa...).
Duas coisas me parecem garantidas: Tim Burton não será, de certeza, o realziador, e a sequela dificilmente conseguirá igualar a criatividade do filme original.

1 comentário:

João Ruivo disse...

Este é bem capaz de ser também o meu filme favorito do Tim Burton

Lembro-me perfeitamente de quando vi este filme pela primeira vez - no canal Hollywood, já lá vão uns bons anitos numa tarde qualquer em casa da minha avó. Na altura nem sabia que era do Tim Burton e fiquei fascinadíssimo com a aventura delirante de Pee-Wee Herman.