terça-feira, 3 de agosto de 2010

As perguntas dos filmes

Há certos filmes nos quais, em certas cenas ou mesmo em todo o filme, uma pergunta motiva toda a acção. Uma pergunta dita por algum personagem que imprime dramatismo, humor, medo, inquietação...
Exemplos: "Why So Serious?" - a pergunta que serviu de mote ao thriller de acção "The Dark Knight". "Are you Sarah Conner?" em "Terminator". Ou "What do you mean I'm funny? Funny How?" de "Goodfellas" (que eu abordei aqui).
Esta lista compila dez perguntas essenciais em outros tantos filmes. Só me parece que faltaria incluir uma pergunta determinante: aquela que Travis Bickle fez em "Taxi Driver": "Are you talkin' to me?"

2 comentários:

Jorge Silva disse...

Neste link está uma sucessão de perguntas inseridas numa série de diálogos de um dos meus filmes favoritos de sempre:

http://www.uselessmoviequotes.com/umq_p014.htm

O meu diálogo/pergunta favorito(a):

Vincent Vega: Have you ever given a foot massage?
Jules Winnfield: Don't be tellin' me about foot massages. I'm the foot fu**ing master.
Vincent Vega: You've given a lot of them?
Jules Winnfield: Sh** yeah. Got my technique down and everything. I don't be tickling or nothing.
Vincent Vega: Would you give a guy a foot massage?
Jules Winnfield: Fu** you.

tempus fugit à pressa disse...

Sabe demasiado?
nem por isso a minha ignorância espanta-me

nos filmes mudos a catch frase era?

vê-se um filme pelo movimento pela acção

essencial determinante, para um cego ? talvez
para um surdo...defenitivamente não