domingo, 4 de abril de 2010

Duelo de banjo e guitarra

O filme "Deliverance (Fim-de-Semana Alucinante)" (1972) começou agora na RTP2. Vi-o há muitos anos na televisão e revi-o há uns tempos em DVD. Desde a primeira vez que o vi que me ficou na memória uma sequência em especial. E não me refiro a nenhuma cena de violência associada ao filme que tanto deu que falar nos anos 70. Refiro-me à cena do duelo de banjo e guitarra, logo no início do filme, entre um dos personagens principais e um miúdo mudo. Um magnífico diálogo musical que não prepara o espectador para o clima de tensão que vem depois...

PS - Este filme de John Boorman era para ter sido realizado por Sam Peckinpah, que acabou por fazer "Straw Dogs". E não se perdeu nada, dado que este filme também é um estudo fascinante sobre a violência.

1 comentário:

F disse...

Pois é! Incrível! Foi precisamente essa sequência que também me ficou. Fantástica coincidência!
Não aguentei até à uma da manhã para voltar a ver o filme. Tive pena. Ainda vi um bocado do Excalibur que deu antes, mas as minhas pálpebras já pesavam muito!