domingo, 31 de janeiro de 2010

Bonecos fofos ultra-violentos


Parece uma série de desenhos animados para crianças com bonecos fofinhos como tantos outros. A verdade é outra: "Happy Tree Friends" é uma louca série de desenhos animados para adultos, em Adobe Flash, que já conta 10 anos de actividade (metade na internet, metade na televisão). Louca porquê? Porque os desenhos animados são extremamente violentos, os episódios contêm sempre grandes doses de violência gráfica quase "gore" - sangue, sofrimento, mutilações, tragédias, decapitações e grande variedade de mortes violentas. Os personagens, todos animais antropomórficos - coelho, castor, veado, urso... - morrem da maneira mais horrível e absurda possível, em situações de total "nonsense".
Claro que há humor em "Happy Tree Friends", mas é um humor negríssimo, subversivo e por vezes sádico até ao tutano, tanto mais que é desconcertante o contraste entre a violência gráfica e a aparência ingénua e colorida dos bonecos animados. Fruto da violência, não é raro a série mostrar órgãos ensanguentados, fracturas expostas, litros de sangue, e mutilações diversas. As tresloucadas aventuras violentas desta série de animação fazem parecer a Família Addams a família mais normal e bem comportada de sempre. Claro que as autoridades competentes sempre avisaram que não recomenda o visionamento destes desenhos animais a crianças. Pudera... Os episódios são curtos - entre 1 a 4 minutos - tempo suficiente para surpreender o espectador com doses inesperadas de humor negro ultra-violento. Exagero? Basta ver este exemplo (há muito mais no YouTube):

25 comentários:

Flávio Gonçalves disse...

Conheço, há já alguns anos, a série e ainda hoje me causa alguma impressão - dantes, num impulso que me fazia desafiar a sensibilidade, via, ligeiramente enojado. Mas penso que, visto de uma perspectiva diferente, é o resultado crítico e satírico de um mercado que valoriza o gore e a violência gratuita.

Abraço!

Diogo C. disse...

Mítico!

Tiago Ramos disse...

Adoro o Happy Tree Friends! :D

cão sem raiva disse...

A minha filha adora isto!...

Pedro C. Reis disse...

Esta série não tem pés nem cabeça, mas às vezes até dá gosto ver uma coisa assim tão macabra.

Tecnotrom disse...

eu amo happy tree friends sei o nome de todos os personagens e episodios a serie inclui os personagens:Sniffles,mime,lumpy,disco bear,flippy,cuddles,lifht,shift,pop,cub,cro-marmot,splendid,flaky,nutty,the mole,giggles,petunia...

Tania Lima Mancebo disse...

ISTO É DESENHO DE PSICPOPATAS...

Unknown disse...

Meu deus ;-;

Unknown disse...

Que nada

Unknown disse...

,_,

Anónimo disse...

Men eu tenho 14 anos e vejo e happy tree Friends,e fico rindo acho que tenho um parafuso faltando;--;

Anónimo disse...

Também kkkkkk

Unknown disse...

n e n e pq o happy tree friends e so pra maiores de 16 anos

Anónimo disse...

bom, eu tenho 11 anos e adoro essa série, gosto do humor negro/irônico que a série mantinha. hoje em dia ela é abandonada, infelizmente.

Anónimo disse...

eu também!

Anónimo disse...

HAPPY TREE FRIENDS NÃO É LEGAL

Anónimo disse...

Pós e bando de loucos

Anónimo disse...

EU GOSTO DE HAPPY TREE FRIENDS MAIS NÃO GOSTO DE VIOLÊNCIA NO DESENHO

Anónimo disse...

Happy tree friends é perfeito, eu acho muito fofo e sem ironia, pra que tanto drama? Gente, é normal, TODO DIA ALGUEM VAI SE MACHUCAR GENTE é normal, bonito e perfeito

Anónimo disse...

Consertesa ese desenho seja de 18 ou menos porque se criança assistir vai chorar muito

Anónimo disse...

Quen teve a ideia dê-se desenho macabro que ainda tem sange nos bichos e ainda 18 Não me diga que iso é livre!!!

Anónimo disse...

Será que a classificação é de 16 ou 18??

Anónimo disse...

PORQUE ESSE DESENHO E VIOLENTO JESUS MARIA JOSÉ TEM ÓRGÃO EM SANNGENTADO E MORTES E ECTJESUS

Anónimo disse...

Eu tenho 10 anos e adoro esse humor<3

Anónimo disse...

Eu conheço o mondomedia eu assisto lá happy tree friends mas eu tenho 12 anos💀