quarta-feira, 1 de julho de 2009

Bugs Bunny maestro!

Quem acompanha este blogue já deverá saber que gosto de listas. Listas sobre muitas coisas, mas essencialmente sobre música e cinema. Gosto porque compilam o melhor e o pior de determinado assunto que me interessa. Suscitam discussão e reflexão. Por isso tenho divulgado aqui muitas listas. Ora, um dos sites especializados em listas de todo o género, o List Universe, acaba de apresentar uma das listas mais interessantes para mim - pessoal e profissionalmente falando: "As dez melhores utilizações de música clássica nos cartoons clássicos". Como referi neste post, considero o período de ouro da música para cartoons como um dos mais criativos e ricos de toda a história do cinema (no âmbito da relação música-imagens), com génios musicais como Spike Jones, Carl Stalling ou Raymond Scott que compuseram verdadeiras obras-primas para os cartoons da Warner Brothers, numa abordagem musical erudita e lúdica e com uma precisão estética perfeita entre imagem e som. A lista que o site List Universe apresenta é um compêndio irresistível dos melhores momentos da animação clássica (desde os anos 30) da WB e da Disney com personagens como Mickey Mouse, Bugs Bunny ou Tom & Jerry.
Nesta colecção de 10 brilhantes momentos, vemos algumas das mais originais sequências musicais de sempre (com muita diversão à mistura), com a utilização de peças eruditas bem conhecidas: de Wagner a Rossini, de Liszt a Strauss, de Brahms a Tchaikovsky. É caso para dizer: já não se fazem desenhos animados como estes que, deleitado, via em criança na televisão.
Abrir aqui. E ver o Rato Mickey a conduzir uma louca orquestra:

1 comentário:

Silly Little Wabbit disse...

Tenho de dizer como fã de ambos Looney Tunes e Walt Disney, a minha curta preferida de animação é provavelmente "What's Opera doc?". Acho que a sei de cor. Kill the Wabbit.