quinta-feira, 5 de março de 2009

Feitiço do tempo no cinema e na vida real


No filme “Feitiço do Tempo” (1993) de Harold Ramis, Bill Murray é um repórter de televisão que fica aprisionado numa estranha espiral repetitiva do tempo: depois de acordar, vive sempre o mesmo dia. Dia após dia, o mesmo ritual, os mesmos acontecimentos, a mesma sequência de acções e diálogos. O tempo aprisionou-o num infernal ciclo de repetição e previsibilidade, condenando-o a viver o mesmo dia até ao fim dos seus… dias. É um delicioso filme que reflecte, num tom de comédia, sobre o significado da passagem do tempo e de como o ser humano lida com ele. E sempre que me lembro do filme, penso se não será uma metáfora perfeita do modo de vida monótono, minimal e repetitivo de muita gente.

6 comentários:

Tiago Costa disse...

Filme fabuloso!

Noir disse...

Sei o suficiente!

Agora que me fizeste pensar nisso, acho que a metáfora não será propositada mas é em absoluto perfeita!

João disse...

Uma das minhas comédias românticas favoritas, adoro-o desde sempre!

Anónimo disse...

Obrigada pela sugestão, parece-me bastante interessante.

Carlos disse...

Penso o mesmo. Que muita gente vive o mesmo dia, todos os dias até ao fim das suas vidas. Dá que pensar.

Filipa Júlio disse...

e o bill murray está óptimo neste filme!