terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Radiohead no i-Pod


No filme "Estranha em Mim", de Neil Jordan, com uma Jodie Foster que pratica a justiça pelas próprias mãos, há uma cena numa carruagem de metro na qual dois jovens negros, manifestamente delinquentes, acossam um jovem que está a ouvir música num i-Pod. Perguntam:
- "Meu, que estás a ouvir?!"
Resposta:
- "Radiohead".
- "Radioquê?"
- "Radiohead"
- "Não interessa, passa para cá o i-Pod!"

Já não sei que filme vi o outro dia cujo adolescente ostentava uma t-shirt dos The Strokes. No "Exterminador Implacável 2", o actor Edward Furlong envergava uma t-shirt dos Public Enemy. Estas opções não são inocentes nem casuais. Muitos outros exemplos existem. Na linguagem da publicidade e do marketing, chama-se a isto "product placement", ou seja, uma estratégia subtil mas intencional de colocar produtos comerciais reais (marcas de todo o tipo) em filmes, videoclips, conferências de imprensa, etc. Quando se vê um personagem de um dado filme beber Sprite ou a comer bolachas Filipinos, a usar uma determinada marca de aparelhagem de som ou de dentrífico, estes produtos não estão lá por acaso. As marcas pagam, e muito, para que os seus produtos surjam nos filmes como forma semi-subliminar de incutir no espectador produtos comerciais. A série James Bond regista um manancial infindável de "product placement" (das bebidas aos relógios, passando pelos inevitáveis automóveis).
Pegando de novo no exemplo do filme "Estranha em Mim", constatamos que é um claro exemplo de nova estratégia de "music placement". O miúdo ouvia no seu i-Pod os Radiohead porque o contrato entre os produtores do filme e a editora do grupo (ou agência promocional) assim o quiseram. Podiram ter sido os Interpol ou os Gogol Bordello. O negócio e o lucro imperam nas escolhas. Simples.

2 comentários:

architecting disse...

o adolescente com a t-shirt dos strokes é nos Transformers, mas penso que existam mais casos, afinal essa t-shirt anda por todo o lado..:)
abraço.

Cataclismo Cerebral disse...

Existem filmes que abusam dessa estratégia. A série James Bond é uma referência e até a Marie Antoinette da Sofia Coppola não passa incólume (usa ténis Converse all-star).

Abraço!