domingo, 6 de janeiro de 2008

Almada Negreiros e o Pingo Doce


O mundo da publicidade é um mundo que tem tanto de repugnante, indiferente ou de fascinante. Depende do ponto de vista. Refiro-me à qualidade dos spots televisivos. Nos últimos dez anos o panorama da publicidade feita em Portugal e por agências portuguesas tem evoluído a olhos vistos. Em ideias, em meios de produção, em criatividade. É fundamental captar a atenção do consumidor com spots cada vez mais engenhosos e sofisticados. Certo? Nem sempre. Por vezes a imaginação e a originalidade superam em efeito e surpresa o dinheiro investido em grandes meios de produção ou efeitos especiais. Atente-se no recente spot da cadeia de supermercados Pingo Doce (tem antecedido os jornais televisivos da noite). Durante cerca de 30 segundos, o ecrã sempre com fundo negro, palavras de ordem ao mesmo tempo que uma voz off feminina, recitando em jeito dramático, repete o que se vai imprimindo no ecrã: “Basta! Pum! Não mais promoções, feirões, promoções ou dias especiais”. Onde é que já ouvi isto? Hum, pois, os publicitários foram roubar a ideia (ou procurar inspiração, depende da perspectiva) ao célebre Manifesto Anti-Dantas do Almada Negreiros. O efeito é muito bem conseguido, com total economia de meios, sem efeitos especiais, com legendagem e voz off e a piscadela olho arty a Almada. Por causa disto, vou passar a ser cliente Pingo Doce.

Sem comentários: